O coque resulta do processo de craqueamento de resíduos pesados (coqueamento), essencialmente constituído de carbono (90% a 95%), e se apresenta em estado sólido, negro e brilhante.
O processo de refino de Petróleo passa por duas etapas: destilação atmosférica e destilação a vácuo, nesta última etapa obtemos o óleo combustível e a partir dela o Coque Verde de Petróleo, conforme fluxo ao lado.
A Unimetal é uma empresa especializada em beneficiar produtos carbonosos, especificamente o coque de petróleo verde, coque de petóleo calcinado, grafite sintético, o carvão mineral, o antracito, e outras fontes carbonosas.
O QUE É CARBONO?
Definição: elemento químico não metálico de símbolo “C” número atômico 6 e peso atômico 12,11.
A ORIGEM DO CARBONO
Origem do nome: Do latim “carbo” que significa carvão. O carbono compõe a atmosfera com oxigênio e outros gases. A clorofila (estrutura química presente nos vegetais) realiza a fotossíntese em presença da luz solar, isto libera o oxigênio no ar e retira o gás carbonico e fixa na substância orgânica formando complexas moléculas dentre eles os carboidratos (açúcar, amido e a celulose). O elemento forma mais de um milhão de compostos e tem uma química dedicada ao seu estudo, a química orgânica. Pode ser encontrado na crosta terrestre, dissolvido nas águas e na atmosfera, como dióxido de carbono (CO2). Se apresenta em 3 formas alotrópicas na natureza, ou seja diamante, grafite e carbono amorfo, com propriedades bem distintas.
COQUE VERDE DE PETROLEO
O Coque de Verde de Petroleo é um sub-produto do petróleo. A teoria mais aceita sobre o surgimento do Petróleo é que através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofreu transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). No final do processo de destilação a refinaria poderá optar em produzir óleo combustível BPF (baixo ponto de fulgor) que geralmente é utilizado como fornos, caldeiras, etc. ou através de um processo denominado craqueamento retardado obtém-se o COQUE DE PETRÓLEO VERDE, que pode ser de baixo, médio ou alto teor de enxofre, uma das principais matérias-primas utilizada pela UNIMETAL em seu processo produtivo. O nome coque de petróleo verde se da pelo fato de que o produto ainda não passou por nenhum processo de decomposição térmica.
COQUE VERDE DE PETROLEO CALCINADO
Através da calcinação do coque de petróleo verde em um forno rotativo numa temperatura em torno de 1200ºC obtemos o Coque de Petróleo Calcinado. A diferença básica entre o coque de petróleo verde e o coque de petróleo calcinado são os teores de voláteis (gases). No processo de calcinação, os gases (matéria volátil) se desprendem do coque de petróleo verde e serve de combustível para o forno.
GRAFITE SINTÉTICO
O grafite sintético é obtido industrialmente através de fornos elétricos. A matéria-prima pode ser o coque de petróleo verde ou calcinado que é submetido a elevada temperatura alterando a estrutura química (reduzindo teores de enxofre e nitrogênio) e física (alterando a estrutura de amorfa para estrutura cristalina). Visualmente o coque de petróleo calcinado se assemelha com o grafite sintético. A diferença é que por ter uma estrutra cristalina, o material é mais brilhante e lubrificante.